O QUE É “CÓDIGO DE CASCA”?
Código de casca, Nº 2.887/SENADIAC (2020), é um sistema ainda não computacional que consiste na conversão de textos em códigos ou símbolos para construção de base de dados em seu próprio contexto para o efeito de segurança de informação.
- Do original Ngolatim (nº 2.618, SENADIAC, 19, Gramática de Ngolatim), se diz Oput’er’uneret, onde: opcut (Sub. ocultação, véu etc), ner (prep. de, da, dos e das), Uneret (un – cima; er – frente; et – suf.; camada superior) tem valor em português de “véu de película” ou “código de casca”.
- Opcut’er’uneret ou código de casca foi criada no dia 16 de novembro 2019 em Luanda por Hugo André Bastos o epitetado Samuel Ngolatim em homenagem (o nome do método) a Ngolatim o idioma que criara.
- O nome de “código de Casca” se deve ao fato de ter sido inspirado na design de tegumentos de gingúba que (ele) agrupando padrões gráficos lhe sobreveio a idéia de constituição de uma linguagem representada por aqueles gráficos.
Qual é o objetivo do código de casca?
O objetivo do código de casca é de proteger qualquer tipo de informação escrita considerada valiosa ou sensível, ou seja, promover confidencialidade, sigilo por parte de empresa e cidadãos singulares, além de constituir uma marca nacional (angolana) de criptografia e linguagem de programação.
Em geral, por ter sido concebida para constituir base de dado possui o potencial para o uso comercial, isto é, registo e controle (circulação) de produtos variados.
Qual é o contexto de codificação no código de casca?
- O código de casca por ser operado em 2 níveis de codificação: código literal e complexo.
- No código Literal ocorre substituição de valores de um dado texto usando tabelas predefinidas de valores numéricos ou alfabéticos.
- No código complexo se usa o sistema de dedução e variáveis.
Ex 60 (130(-)+4(14(-)+mer(5) 8 2 (6)’4(11,7(-)’60(61(- )+120,7(121,7). = Código de casca.
- No código complexo se usa o sistema de dedução e variáveis. Ex 60(130(-) + 4(14(-) + mer(5) 8 2 (6)’ 4(11,7(-)’ 60 (61(-) + 120,7(121,7). = Código de casca.
- E por fim o processo de representação final que pode ser “operações geométricas” ou o “código de casca”. Método simples de codificação Envolve somente relação das consoantes e vogais convertidas em números ou em letras do alfabeto (códigos). Método complexo de codificação
- Sistema de dedução: envolve os valores operados, somados e representados de forma específica.
- Sistema de variáveis: consiste na representação de certos valores (códigos) por uma expressão que o caracteriza. É um tipo preciso de representação dos resultados realizados na primeira fase dos processos de codificação que possui até 7 referências. Métodos finais de Representação
- Operação geométrica é uma estrutura usada para representar o resultado do primeiro e o segundo processo usando figuras geométricas contextualizadas. Esta pode ser: simples, composta paralela, cruzada, e mista a partir dum conceito de cálculo das figuras a selecionar.
- O Código De Casca possui um alfabeto com cerca de 33 figuras imitadas de certos tegumentos de amendoim. Contextos Global do Código de Casca
- O chamado contexto global de codificação é o primeiro de todos os métodos apresentados, o sistema mestre que determina os valores das figuras em operação. Este possui seu próprio contexto e se resume numa base de dados única, um idioma construído para ser o contexto de toda codificação. De forma que não importa se os dados sejam expostos, os valores deles são as únicas chaves para decifrar seus reais significados.